quarta-feira, 29 de junho de 2011

28.º Grande Prémio de Atletismo Feira de S. Pedro – Chouto (26Junho2011)



Com a presença de 180 atletas em representação de 15 equipas disputou-se no passado domingo, com início pelas 9h30, o 28º Grande Prémio de Atletismo Feira de S. Pedro no Chouto uma povoação do concelho de Chamusca.

Gilberto Fernandes (Frade de Cima) e Carolina Feliz (União de Tomar) foram os grandes vencedores da prova principal de 7 000 metros.

Em nossa representação estiveram 16 atletas donde se destacaram os mais jovens que obtiveram 8 pódios (3 primeiros lugares) como se vê nas classificações abaixo.



  Classificações            Fotos CBA            Fotos Alvitejo 

terça-feira, 28 de junho de 2011

32ª CORRIDA DAS FOGUEIRAS (25Jun2011)

Estivemos no passado sábado presentes na maior prova nocturna (21H30) Portuguesa de atletismo a 32ª CORRIDA DAS FOGUEIRAS em Peniche na distância de 15 Kms incluída no troféu Spiridon, e na 11ª CORRIDA DAS FOGUEIRINHAS na distância de 6 Kms.


Os resultados dos nossos atletas na prova principal foram os seguintes:




sábado, 25 de junho de 2011

XXV ESCALADA DO MENDRO

Na passada quinta-feira (Feriado Nacional do Corpo de Deus) a Câmara Municipal da Vidigueira através do Serviços de Animação e Desporto levou a efeito a “XXV Escalada do Mendro” prova de atletismo com a distância de 11 500 metros, integrada no Circuito Nacional de Montanha 2011, complementada com uma marcha pedestre e corrida para jovens, em que contou com a colaboração das Terras de Aventura, da Associação de Atletismo de Beja e do Clube de Natureza do Alvito.

Está de parabéns a Organização! Foi sem dúvida  a  prova mais bem organizada em que estivemos presentes esta época, nada foi deixado ao acaso. Desde a disponibilização de espaços para acampar, aos duches e ao belíssimo almoço. Sendo de realçar também a oferta de uma t´shirt a cada atleta e os prémios monetários, tudo com inscrições grátis. Merece nota 10!!!

O vencedor absoluto da prova foi o atleta JOSÉ GASPAR do GD 3 Santos Populares, com o tempo de 00:37:29, vencendo no sector feminino a atleta individual FRIDA DO MONGOLE, com o tempo de 00:44:12, colectivamente venceu a equipa da BOAVISTA DO PICO.
Numa prova com trezentos e poucos participantes, os nossos atletas HUGO PITA (sénior masculinos) com o tempo de 01:05:53 e CARLOS ALFAIATE (veteranos), com 01:11:24 ficaram no 232º e 263º lugares da geral respectivamente. Colectivamente não conseguimos pontuar devido às oscilações do DAVID RIBEIRO.

Valeu a pena participar numa prova desta grandeza, o nosso Bem-haja à Organização!


quarta-feira, 22 de junho de 2011

1º Passeio Pedestre "A Aventura Começa de Comboio"


Com um percurso muito bem delineado pelo nosso colega “Luis Aparício” com muita vegetação e arvoredo. O nosso passeio pedestre no último domingo da primavera, não podia ter corrido melhor.

É certo que tínhamos previsto um passeio mais participado, com mais gente, mas os cerca de 50 participantes, chegaram perfeitamente, parece que foram escolhidos a dedo. Formavam sem dúvida um grupo muito homogéneo, engraçado e sociável.

O começo de comboio foi inovador, havia pessoas que já não andavam de comboio à muitos anos e miúdos que nunca tinham andado. Demos a conhecer a alguns a Ponte Romana perto do Casal das Mansas e o seu belíssimo ribeiro no meio de uma vegetação muito densa, que maravilhou quem não conhecia.

Demos uma assistência, que pensamos isenta de reparos, com muitas bebidas e revigorantes. Um reforço com muitos grelhados (até morcelas e chouriços…) no meio duma paisagem lindíssima e um almoço a condizer na nossa esplanada.

Pelos pedidos que nos foram feitos, pelas sugestões que nos foram dadas, prometemos que iremos realizar, de futuro, mais eventos desta natureza.

As fotos e os vídeos já foram dados a conhecer no Facebook mas deixamos aqui os links para quem os quiser visitar:



Vídeo 1 - Vídeo 2 - Vídeo 3 - Vídeo 4 - Vídeo 5 

terça-feira, 21 de junho de 2011

I MILHA URBANA DA CIDADE DE OURÉM


A cidade de Ourém recebeu no passado sábado dia 18 Junho pelas 18h30 a I Milha Cidade de Ourém, uma iniciativa do Município de Ourém e da OurémViva - Gestão de Eventos, Serviços e Equipamentos EEM, que contou com a Asssociação de Atletismo de Santarém e do Grupo de Atletismo de Fátima, como parceiros.

A prova decorreu na avenida D. Nuno Alves Pereira e teve uma distância de 1609m, com excepção do escalão de benjamins que foi de 800m.

Individualmente Hugo Pinto do Riachense (na foto acima) e Clarisse Cruz do SCP foram os grandes vencedores.

A CBA esteve representada nesta I Milha Urbana da Cidade de Ourém, com uma comitiva de 13 elementos, com 6 lugares no pódio: Beatriz Fernandes 3º Lugar em Benjamins Femininos; José Silva 1º Lugar e Miguel Bento 2º Lugar em Benjamins A Masculinos; João Bento 3º Lugar em Benjamins B Masculinos; Maria Silva 2º Lugar em Infantis Femininos; e Susana Rosa 3º Lugar em Juvenis Femininos.

Os nossos restantes atletas obtiveram as seguintes classificações: Eduardo Pombo 4º Lugar em Benjamins B Masculinos; Jorge Bento 4º Lugar e João Silva 8º Lugar em Veteranos I Masculinos; Hélio Godinho 8º Lugar e Carlos Alfaiate 9º Lugar em Veteranos II Masculinos; Hugo Pita 21º Lugar e Paulo Jesus 23º Lugar em seniores (Milha Elite).

Por equipas, ficámo-nos pelo 7º Lugar (entre 23 equipas).


quinta-feira, 16 de junho de 2011

2º Torneio Mundial de Sueca de Casas, Filiais e Delegações do Sport Lisboa e Benfica

Vencemos com toda a justiça a fase distrital… A dupla Victor Pereira/Anacleto Nunes foi a grande vencedora!

Com a presença de 23 equipas, disputou-se no passado Domingo (12/06/2011) pelas 14 horas na Casa do Benfica em Alvaiázere, a Fase “ZONA DO RIBATEJO” para apuramento de 12 Equipas que se iriam juntar às vencedoras da 1ª Fase (CASA) na grande final a disputar no Pavilhão da Luz no próximo dia 17 de Julho.

Em representação da nossa Casa estiveram 8 equipas de associados: Victor Pereira/Anacleto Nunes; Ismael Costa/Sérgio Marcos; José Pauleta Arlindo Chambel; Nuno Neto/Luis Pires (Banaice); Litério Ribeiro/Pedro Asturiano; Rui Rei/Nelson Matos; João Leitão/Carlos Matos (Charlot) e Jaime Pacheco/João Damas.

Apesar dos caprichos do sorteio terem colocado 6 das nossas equipas umas contra as outras, conseguimos apurar duas duplas para a grande final de Lisboa, as duplas Victor Pereira/Anacleto Nunes e João Leitão/ Carlos Matos (Charlot), sendo que a dupla Victor Pereira/Anacleto Nunes foi a grande vencedora desta fase distrital.



segunda-feira, 13 de junho de 2011

Meeting de Abrantes - Estádio Municipal de Abrantes 12Junho2011

A Associação de Atletismo de Santarém levou a cabo mais um meeting, o Meeting de Abrantes, no âmbito do circuito nacional, o 2º efectuado no distrito de Santarém, integrado no programa das festas da Cidade.

Apenas tivemos um atleta presente neste meeting, o sénior “GONÇALO LOPES” na prova de 1 500 metros, que completou com o tempo de 00:04:56,07, quedando-se pela 10ª posição, uma posição muito aquém das suas possibilidades, mas que se aceita, dadas as atribulações que antecederam a sua chegada ao ponto de partida.

Contudo, não quisemos deixar de registar as prestações dos atletas Juniores do Sport Lisboa e Benfica “TIAGO APERTA e PATRÍCIA PENTEADO”, que para além de serem atletas do SLB, são filhos de amigos nossos, nados e criados na nossa cidade, ou seja, são filhos da terra como se diz na gíria, um orgulho para todos os Abrantinos.

O TIAGO APERTA recordista nacional do lançamento do dardo esteve muito perto de bater o seu próprio recorde obtendo a bonita marca de 72,90 metros. A PATRICIA PENTEADO ficou-se pelo 3º lugar no lançamento do martelo 4Kg, com a marca de 45,36 metros, sendo apenas batida pela atleta sénior VANIA SILVA do SCP e pela atleta Sub23 MAFUTA MAKETA da JV.

Registámos também, com agrado, a presença da atleta olímpica NAIDE GOMES do SCP entre o público, incentivando de uma forma simples, sem vedetismos, os atletas mais jovens, que por certo são seus fãs e vêem nela aquilo que gostariam de ser um dia.


 

12º Grande Prémio de Atletismo de Stº. António - Pedreiras / Porto Mós

O Grupo Desportivo das Pedreiras organizou ontem (Domingo 12/06/2011), o “12º Grande Prémio de Atletismo de Stº. António” por volta das 9h00 horas da manhã, com uma temperatura óptima para a prática da modalidade.

Houve vários percursos para os mais jovens, que variaram entre os 500 e os 8 000 metros, tendo o percurso principal, bem delineado, a extensão de 12 km mistos: alcatrão e terra batida, com áreas planas e algumas subidas. A partida foi dada junto da Sede do Clube, perto da Igreja Paroquial das Pedreiras, seguindo depois pela antiga estrada Real Dona e acabando no Adro onde se encontrava a meta junto à Igreja (12Km).

Pena foi que tenhamos detectado algumas falhas na Organização, nomeadamente no que toca às classificações. Culpa também, por certo, de alguns atletas que complicam sempre a vida às Organizações quando os prémios são monetários.

Destacamos os 3 lugares no pódio conseguidos pelos nossos atletas mais jovens, e também o tempo de 2,14 minutos conseguido pelo jovem DIOGO MATOS de apenas 5 anos, nos 500 metros.

Apresentamos a seguir a nossa comitiva e as respectivas classificações


4ª Milha Urbana de Ferreira do Zêzere

Com o apoio técnico do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere e da Associação de Atletismo de Santarém, a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere organizou na passada quinta-feira pelas 20h30 a 4ª Milha Urbana de Ferreira do Zêzere, integrada no programa de festas da cidade.

Tratou-se de uma prova de âmbito nacional, bastante participada, talvez devido óptimos prémios monetários em jogo, dividida pelos escalões etários impostos pela Federação Portuguesa de Atletismo, num circuito citadino de 1 609 metros bem delineado pelas ruas de Ferreira do Zêzere.

Em nossa representação estiveram a “MARIA SILVA” 3º Lugar em Infantis femininos; O “JOÃO BENTO” 4º Lugar em Benjamins masculinos; O “JORGE BENTO” 4º Lugar em Veteranos> 40 anos; E o “GONÇALO LOPES” 9º Lugar em Seniores Masculinos.


terça-feira, 7 de junho de 2011

1ª Corrida da Pedra Rocha e do Vinho - Bombarral / Leiria


Os Bombeiros Voluntários do Bombarral, a Câmara Municipal do Bombarral e a Freguesia do Bombarral, organizaram no passado Domingo (05/06/2011), com suporte logístico da Associação de Pais 1º Ciclo do Bombarral, da secção de BTT dos BVB e suporte técnico da Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL), a 1ª Corrida da Pedra Rocha e do Vinho em Bombarral, com início pelas 9h30.

De realçar a boa organização desta 1ª Edição da Corrida da Pedra Rocha e do Vinho em que se inscreveram 168 atletas, mas que à partida apenas compareceram 114 para percorrer os 7 500 metros da prova, em representação de 15 equipas. Mas que terá de repensar a inclusão de vários escalões para os veteranos na próxima edição. De realçar também a total disponibilidade dos Bombeiros Voluntários no apoio às equipas em prova.

Em nossa representação estiveram o “HUGO PITA” em seniores masculinos (41º Geral / 21º Escalão com o tempo de 00:42:25:20) e o “CARLOS ALFAIATE” em veteranos (37º Geral /13º Escalão com o tempo de 00:38:17:03).




XXXIV Grande Prémio de Santo António - Torres Novas


Realizou-se no passado sábado pouco passava das 18h00 o XXXIV Grande Prémio de Santo António em atletismo, disputando-se em simultâneo o Campeonato Distrital de Estrada da Associação de Atletismo de Santarém.

Neste XXXIV Grande Prémio de Santo António organizado União Desportiva e Recreativa da Zona Alta de Torres Novas, que comportava provas para todos os escalões etários, estivemos maioritariamente representados nos escalões jovens e com óptimas prestações.



segunda-feira, 6 de junho de 2011

ATLETISMO - O NOSSO CALENDÁRIO DO MÊS DE JUNHO

1º Passeio Pedreste CBA - A Aventura Começa de Comboio

4º GRANDE PRÉMIO DA ESPIGA


Organizado pela Associação Desportiva e Cultural de Casais da Lagoa disputou-se na passada quinta-feira (da espiga…) o 4º Grande Prémio da Espiga desta povoação (Casais da Lagoa) da freguesia de Aveiras de Baixo, do concelho de Azambuja.

Apesar de ser dia de trabalho ainda participaram nesta prova cerca de meia centena de atletas, distribuídos pelos vários escalões.

Venceu a prova principal de 8 500 metros o atleta João Vaz (Veterano A) da Equipa da Alvitejo com o tempo de 00:26:06, classificando-se o nosso AMÁVEL LUZ (na foto acima) na 20ª Posição da geral e em 9º na categoria (Veteranos B) com o tempo de 00:38:22.

De destacar que as inscrições foram grátis, e que a Organização contou na distribuição dos prémios com a presença do Presidente da Câmara da Azambuja e do Vereador do Desporto que, contemplaram todos os atletas presentes na prova com diversas lembranças.


quinta-feira, 2 de junho de 2011

9º Grande Prémio de Atletismo da Serra de Tomar - (29Maio2011)



A organização do 9º Grande Prémio da Serra de Tomar pertenceu à Associação Cultural e Recreativa da Serra, com patrocínio da Câmara Municipal de Tomar que disponibilizou para o efeito um subsídio de 1 425 Euros para além de taças e Janelas do Capítulo para prémios.


A prova principal na distância de 6 500 metros efectuou-se na estrada Serra - Olalhas com o retorno a estar situado na povoação de Chão das Maias. Todos os participantes foram unânimes em dar os parabéns ao Sr. Abel, coordenador da prova e principal responsável pela equipa de atletismo da Serra de Tomar, pela organização sem mácula desta prova. Pertencendo a vitória ao Júnior “João Valente” da A.C. de Ferreira do Zêzere que bateu com uma grande distância todos os seniores e veteranos em prova.

Das nossas classificações, que a seguir se apresentam, destacamos os 1ºs lugares de JOÃO BENTO (Benjamins masculinos) e VENTURA PIRES (Veteranos IV)!

 
 

13ª Milha Urbana de Galveias (28Maio2011)


Estivemos mais uma vez presentes em Galveias para participar na Milha Urbana, que já vai na sua 13º Edição, uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Galveias e da Sociedade Filarmónica Galveense, com o apoio técnico da Associação de Atletismo de Portalegre, que se iniciou por volta das 5 da tarde, com uma belíssima temperatura para a prática desta modalidade.


Foi sem dúvida uma prova bem organizada, com uns cotovelos a mais para o gosto de alguns atletas, e com muita gente a ter ainda em mente a desgraça que se abateu sobre a povoação em Fevereiro passado com a trágica morte do Presidente da Junta de Freguesia “António Delgadinho”, que era um dos grandes obreiros desta prova. A sua realização acabou por ser uma justa homenagem a ele, que descanse em paz, são os nossos sinceros desejos.

Participaram nesta Milha Urbana cerca de 80 atletas espalhados pelos vários escalões, representando uma dúzia de Equipas, entre os quais se contava a Equipa Espanhola “ADDC” que acabaria por vencer a prova por Equipas. Vencendo individualmente o atleta ARMANDO MONTEIRO da ”SACAVENENSE” com o tempo de 4 minutos e 40 segundos.

Todos os nossos atletas tiveram um bom comportamento, mas destacamos a prova da nossa pequena atleta “BEATRIZ FERNANDES” que fazendo a sua estreia absoluta nestas andanças, venceu facilmente a prova de 400 metros em Benjamins A femininos com o tempo de 2 minutos e 35 segundos. Apresentamos a seguir as classificações dos nossos atletas!