Ontem foi dia de participar na “VIII Edição da Subida da Calçada Romana do Tintinolho” na Aldeia Viçosa, uma prova realizada no sistema “sempre a subir” que contava para o VIII Campeonato Distrital de Corrida em Montanha, organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo da Guarda, com os apoios do Governo Civil da Guarda; Câmara Municipal da Guarda; Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa.
A Aldeia Viçosa é uma freguesia do concelho da Guarda, que em tempos teve o nome de Porco, mas que, por se tornar muito depreciativo foi mudado para o actual Aldeia Viçosa, situada nas faldas da Serra da Estrela e a uma pequena distância da margem esquerda do rio Mondego, fazendo fronteira com Mizarela, Faia, Cavadoude, Vila Cortês do Mondego e com o limite de Celorico da Beira. Uma povoação rural de muita beleza, a 2 km de Soida outra pequena maravilha constituída toda ela por casas em pedra, muitas já abandonadas devido ao êxodo rural.
Os nossos representantes (5) nesta “VIII TAÇA DE PORTUGAL DE MONTANHA/Subida da Calçada Romana do Tintinolho” tiveram participações muito modestas ficando-se pelos últimos lugares das respectivas tabelas, assim distribuídos: GONÇALO LOPES (Sénior - 16º Taça-25º Subida) 01:01:00; Mário Rui Dias (Sénior - 26º Subida) 01:12:40; HÉLIO GODINHO (Veterano 18º Taça-28º Subida) 01:21:05; CARLOS ALFAIATE (Veterano - 19º Taça-29º Subida) 01:23:30; PAULO JESUS (Sénior – 20º Taça-30º Subida). Por equipas obtiveram o 3º Lugar entre 17 equipas.
Paralelamente realizou-se também uma caminhada com 9 500 metros de distância, em que participaram o JOÃO MENDES, a CONCEIÇÃO ALFAIATE, o DAVID RIBEIRO, a LIGIA ALFAIATE e o VIRGILIO LOUREIRO, só tendo conseguido chegar ao fim, devido à dificuldade do percurso e ao muito calor que se fazia sentir: a LÍGIA, o DAVID e o VIRGILIO.
Foi distribuída uma informação a todas as equipas participantes relativamente ao comportamento do DEPARTAMENTO DE GESTÃO DAS ÁREAS CLASSIFICADAS CENTRO E ALTO ALENTEJO do INSTITUTO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E DA BIODIVERSIDADE, que é um verdadeiro atentado à liberdade e livre circulação das pessoas por caminhos públicoS, obrigando a Organização ao pagamento de uma taxa de 202,60 Euros, numa prova em que nada cobra. Não nos vamos alongar mais sobre este assunto, mas fica aqui o nosso reparo, e a nossa opinião sobre o absurdo desta taxa: VERDADEIRAMENTE LAMENTÁVEL!!!
CLASSIFICAÇÕES
Caros Amigos da CBA
ResponderEliminarApesar dos modestos resultados, os meus parabéns pela coragem de terem participado em tão dura prova,mas, como diz o povo "quem dá o que tem, a mais não é obrigado".
Um abraço e cumprimentos a todos.
Amável Luz (atleta da CBA)